Home / Notícias

Notícias


Cartão da WAGO permite integração Automática

19/04/2016

A linha, basicamente composta por três modelos – 750-493, 750-494 e 750-495 – é capaz de ler, inclusive, até a 41ª. harmônica, com destaque para o 750-495, desenvolvido para trabalhar em tensão de 690V.
O cartão da WAGO mede com precisão as principais grandezas elétricas, tais como tensão, corrente, potência ativa, potência reativa, potência aparente, fator de potência, frequência, harmônicas e, também, energia em sistemas de alimentação mono, bi e trifásicos. Além disso, faz a coleta de três variáveis simultâneas e as armazena em um arquivo de extensão *.csv. Com esse tipo de aferição, é possível incorporar um multimedidor de energia no Controlador Lógico Programável (CLP) e, por meio das grandezas elétricas da rede, analisar o consumo de energia de uma máquina ou sistema. Também é possível salvar as medições em um intervalo de tempo sem precisar desenvolver programação no CLP.
A comunicação física do Cartão de Medição de Energia com o CLP é feita por meio do barramento de dados do mesmo, que funciona tanto com os CLPs WAGO quanto com os de outras marcas. Quando utilizado com os CLPs WAGO, a comunicação é feita por intermédio de blocos de funções já prontos para coletar os dados direto do cartão. No caso do uso com outras marcas, são necessários acopladores de rede e, para tal, a empresa oferece em seu portfólio acopladores para Ethernet/IP, Profibus, Profinet, Modbus, CANOpen, EtherCAT, Devicenet, entre outros.



Integração automática como diferencial

O diferencial da WAGO ao propor a medição de energia em um cartão de CLP está na integração automática entre o controle e a medição. Outra vantagem é que todas as informações podem ser tratadas no CLP e mostradas em uma IHM (Interface Homem Máquina). Dessa forma, não é preciso ter dois dispositivos na porta do painel, um que mostre o consumo de energia e outro que informe o processo. Tudo pode ser exibido na IHM, economizando tempo de montagem e simplificando o processo de maneira geral.
“Atualmente, a questão de redução de custos está cada vez mais em alta nas empresas. Porém, para conseguir diminuir é preciso medi-los. Quando entramos no fator energia, é necessário saber onde está concentrado o maior consumo para, então, tentar contê-lo. Com o Cartão de Medição de Energia da WAGO é possível ir direto a esse ponto”, destaca Alessandro Santos, gerente de engenharia e suporte da WAGO.

Notícias

Mais notícias[+]


PMP Soluções em Automação - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arara Azul